quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A data para inicio de recenciamento eleitoral, foi anunciado hoje por Governo de transição da Guiné-Bissau

dezembro
O governo de transição da Guiné-Bissau anunciou hoje que o recenseamento eleitoral, no país e na diáspora, com vista à realização de eleições gerais, vai decorrer de 01 a 21 de dezembro.

 

Tiago Petinga/LUSA
Tiago Petinga/LUSA
O anúncio foi feito em comunicado lido pelo ministro de transição com a pasta da Administração do Território, Batista Té, segundo o qual o governo de Bissau já tem dinheiro para avançar com o recenseamento eleitoral, sem precisar o valor em causa.
"Neste momento, o governo já tem disponibilidade financeira graças aos nossos parceiros internacionais", disse Batista Té.
O financiamento foi disponibilizado pela Nigéria, Timor-Leste, União Europeia, União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) e pela Comunidade Económica de Países da África Ocidental (CEDEAO).
Batista Té referiu que o dinheiro disponibilizado para o recenseamento faz parte do "bolo global" de 14,5 milhões de euros mobilizado junto da comunidade internacional para financiar as eleições gerais, marcadas para 24 de novembro, aguardando-se o anúncio de uma nova data devido aos atrasos no processo.
Explicou também que, contrariamente ao previsto, o recenseamento eleitoral será assegurado pelo governo, através do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) com a assessoria de técnicos estrangeiros, nomeadamente de Timor-Leste e de países da CEDEAO.
Na comunidade guineense na diáspora serão recenseados os emigrante no Senegal, Guiné-Conacri, Cabo-Verde, Gâmbia, Portugal, Espanha e França.
A embaixada da Guiné-Bissau em cada país vai encarregar-se da organização do processo, sublinhou, precisando que, "se for preciso" internamente serão mobilizados os funcionários públicos.
O governante adiantou que até o dia 01 de dezembro estará no país o equipamento necessário para o recenseamento.
Um perito em questões eleitorais do GTAPE disse à agência Lusa que serão necessários cerca de 450 conjuntos de equipamento, que incluem pequenos geradores elétricos, computadores portáteis, máquinas fotográficas, entre outros dispositivos necessário para o registo dos eleitores.
Segundo Batista Té, os cartões a serem entregues serão parecidos com o atual Bilhete de Identidade guineense.
MB // JMR

Nenhum comentário:

Postar um comentário