segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Antonio injai (CEMGFA)exorta militares a não pegarem em armas “contra o povo

CEMGFA António Indjai em declarações à Imprensa
Bissau (Angop, 26 de Outubro de 2013) -  O chefe do Estado-maior general das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, exortou domingo os militares a nunca mais pegarem em armas “contra o povo”.
Na cerimónia de juramento de bandeira de 2.400 novos militares e paramilitares da Guiné-Bissau, no centro de instrução militar de Cumeré, no norte do país, António Indjai pediu aos militares para que “nunca mais voltem a pegar em armas contra o povo, porque as armas são compradas com o dinheiro do povo e para servir o povo”.
Os elementos que a partir de hoje passam a fazer parte das Forças Armadas guineenses são soldados, polícias, guardas alfandegários, guardas florestais e pessoal afecto à Guarda Nacional, mas que se tinham juntado ao exército “de forma anárquica”, de acordo com uma fonte do Governo.
A maioria desses elementos juntou-se às Forças Armadas durante o conflito político-militar de 1998/99, que levou à deposição de João Bernardo “Nino” Vieira por uma Junta Militar.
O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Ibraima Sory Djaló, que presidiu ao acto, disse que no cômputo geral, a actuação das Forças Armadas nos últimos 15 anos tem custado caro ao país, pelo que era chegada a altura de acabarem com sobressaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário