segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Seleção portuguesa tem registo imaculado nas receções ao Luxemburgo

A seleção nacional venceu ou goleou sempre nas receções ao Luxemburgo. Das seis vezes que jogou em Portugal, a equipa do Grão-ducado sofreu 23 golos e não marcou.
O balanço dos confrontos é claramente favorável a Portugal, que venceu 11 dos 13 encontros, mas sentiu inesperadas dificuldades para se impor no mais recente embate, há pouco mais de um ano.
No arranque da campanha para o Campeonato do Mundo que se vai realizar no Brasil, a equipa das "quinas" esteve a perder na visita ao Grão-Ducado, na sequência de um golo marcado pelo luso-luxemburguês Daniel da Mota, valendo os golos de Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga para evitar a perder de pontos.
A seleção lusa conheceu outra sorte há 52 anos: a 8 de outubro de 1961, o Luxemburgo conquistou o único triunfo em 13 jogos realizados com Portugal, ao vencer por 4-2, na corrida ao Mundial de 1962, numa partida que ficará na história por ter marcado a estreia de Eusébio com a camisola da seleção lusa.
A exceção quase teve reedição 30 anos mais tarde, em 1991, num particular também em terreno luxemburguês e de novo numa data para mais tarde recordar, pois proporcionou a primeira internacionalização "AA" a Figo e João Vieira Pinto, pela mão do selecionador Carlos Queiroz. O golo de Nogueira, também estreante nesse dia, no início da segunda parte, valeu o único empate (1-1).
Os restantes 11 jogos saldaram-se por triunfos lusos, o mais volumoso dos quais precisamente no embate inaugural, a 19 de março de 1961, por 6-0, com três tentos de Yaúca, remates certeiros de José Águas e Coluna e um auto-golo de Brosius, resultado que não deixava antever a categórica derrota sofrida sete meses depois.
Lusa
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário