sábado, 2 de novembro de 2013

ja é conhecida as datas de Eleições gerais (guiné-bissau)

                     Palácio da República da Guiné-Bissau
Bissau (GBissau, 1 de Novembro de 2013) – O Presidente da República, Manuel Serifo Nhamadjo recebeu ontem, sexta-feira, no palácio da República em Bissau, os partidos com assentos parlamentares.
O objectivo da reunião foi abordar algumas das questões relacionadas com a marcação da nova data para a realização das eleições legislativas e presidencias
 
À saída do encontro, os representantes dos partidos políticos avançaram, pela primeira as duas possíveis datas para a realocação das eleições: 23 de Fevereiro ou 2 de Março, do próximo ano.
O Representante do PAIGC na reunião, Manuel dos santos “Manecas”, sem especificar a data, concorda com a escolha do primeiro trimestre do próximo ano, mas defende a realização de umas eleições justas e transparentes.
Por seu lado, o representante do Partido da Renovação Social foi mais específico nas datas. Certorio Biote foi quem avançou com as duas possíveis datas.
Afonso Té, do partido Republicano para a Independência e o desenvolvimento disse sempre ter acreditado na impossibilidade da realização das eleições na data inicialmente marcada, 24 de Novembro.
O presidente da República de transição Manuel Serifo Nhamajo terá a última palavra, como também acredita o Presidente do Partido da Nova Democracia (PND),Iaia Djaló. Para ele, “mais um dia, menos um dia, não faz muita diferença” e que o mais importante é organizar eleições credíveis.
E para Vicente Fernandes, da Aliança Democrática AD, o mais importante seria o respeito dos prazos legais a estabelecer depois destas consultas partidárias.
Para finalizar este ciclo de consultas com os partidos políticos guineenses, Manuel Serifo Nhamajo tem um encontro agendado na segunda-feira, 4 de Novembro, com os representantes dos partidos políticos sem assentos parlamentares. Na agenda da reunião, a data das eleições.
Entretanto, já foi anunciado o início do processo de recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau. O Governo de transição indicou o período de 1 a 22 de Dezembro para início de recenseamento eleitoral “manual melhorado” em todo o país e nalguns países da diaspora, concretamente Portugal, França e Espanha, para além dos países da sub-região, nomeadamente o Senegal, a Guiné-Conacri, a Gambia e o Cabo Verde.
A informação tinha sido avançada pelo ministro da Administração Territorial e do Poder Local, Baptista Té durante uma conferência de imprensa, na passada quinta-feira, em Bissau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário