quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Onde está Afonso Dhlakama?

Três dias após ser desalojado da sua base pelo exército moçambicano, Afonso Dhlakama continua dado pela imprensa como "fugitivo", mas desconhece-se se pesa sobre ele um mandado judicial, enquanto o seu partido continua a participar nas sessões parlamentares.
 
foto AFP
Onde está Afonso Dhlakama?
Afonso Dhlakama, líder da RENAMO
 

Afonso Dhlakama, líder do principal partido da oposição em Moçambique, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), está em paradeiro desconhecido, após ter sido obrigado, na segunda-feira, a abandonar o acampamento em que vivia, há mais de um ano, na província de Sofala, centro de Moçambique, por uma ofensiva do exército moçambicano.
Descrito como estando em fuga pela generalidade da imprensa, Afonso Dhlakama não tem "à perna" um mandado judicial conhecido e o ministro da Defesa de Moçambique, Filipe Nyusi, esquivou-se a responder a perguntas dos jornalistas sobre o objetivo do Governo em relação ao "foragido".
"O exército vai continuar a trabalhar", afirmou Filipe Nyusi, não se alongando sobre o tema da perseguição ou não a Afonso Dhlakama, após visitar as unidades das forças de defesa e segurança moçambicanas envolvidas no assalto a Sadjunjira.
A Procuradoria-Geral da República de Moçambique não se pronunciou sobre o estatuto judicial de Afonso Dhlakama, apesar de o Governo justificar a sua ação em Sadjunjira com a necessidade de repor a lei e a ordem públicas, supostamente postas em causa por ataques de homens às ordens do líder da Renamo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário